Segunda Licenciatura em Educação Especial
OBJETIVO
O objetivo do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial é oferecer uma formação sólida e especializada aos profissionais que já possuem uma licenciatura em outra área e desejam adquirir conhecimentos e habilidades específicas para atuar na educação inclusiva e no atendimento às necessidades educacionais especiais.
Com uma equipe docente especializada e uma estrutura curricular atualizada, o Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial busca formar profissionais capacitados e comprometidos com a promoção da igualdade de oportunidades educacionais, a valorização da diversidade e o atendimento adequado às necessidades individuais dos estudantes com deficiência, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e justa.
PÚBLICO-ALVO
Portadores de Licenciatura Plena.
O curso é realizado por meio de Aproveitamento de Estudos e a forma de ingresso é feita através da Comprovação com Diploma e Histórico de Curso Superior de Licenciatura, sem necessidade de vestibular.
ÁREA DE ATUAÇÃO
O profissional formado pelo Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial atuará na docência dos serviços de apoio pedagógico especializado, nas escolas de ensino básico, oferecidos na sala de recursos ou multifuncionais ou classes especiais, aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, atuando de forma transversal nos diferentes níveis de ensino. Poderá atuar também em serviços de apoio pedagógico especializado, nas escolas de ensino regular, em parceria com os professores da classe comum, sob a forma de ensino colaborativo e orientações pedagógicas; na docência em instituições de ensino especial; atuar junto a equipes de ensino comum e/ou especial, em serviços de consultoria colaborativa; ou ainda na gestão escolar na instituição de ensino especial; em serviços de apoio pedagógico especializado, ofertados em classes hospitalares, nos serviços de ensino itinerante, nos serviços de ensino domiciliar.
Disciplinas
Libras - Práticas de ensino para a educação especial numa perspectiva inclusiva
Equivalente: Língua Brasileira dos Sinais – Libras
Currículos, didática e práticas avaliativas do ensino da aprendizagem
Equivalentes: Currículo Escolar em uma Perspectiva Inclusiva
Política e organização da educação no Brasil
Equivalentes: Políticas Públicas em Educação Especial
Estudo das relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena
Equivalente: Relações Étnico-Raciais e Cultura e Literatura Africana e Indígena
Psicologia da educação e teorias da aprendizagem
Equivalente: Psicologia da Educação
Multiculturalismo: Diferença, Diversidade e Identidade
Equivalente: Evolução e Diversidade Biológica
Educação e Direitos Humanos
Equivalente: Direitos Humanos e Relações Sociais
Organização e gestão de espaços escolares inclusivos
Equivalente: Princípios e Concepção de Gestão Escolar
Fundamentos teóricos e Legais da Educação Inclusiva
Equivalente: Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
Filosofia política e ética
Equivalente: Filosofia da Educação
Carga Horária Total 760 horas/aula
* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.
Investimento:
Licenciatura:
Duração 15 meses - 16 parcelas de R$ 326,40* ou
Duração 09 meses - 10 parcelas de R$ 518,40* ou
Duração 06 meses - 07 parcelas de R$ 745,20*
*Desconto concedido para pagamentos realizados até o vencimento.